quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Relato sobre o parto


No dia 06/07 eu estava com uma disposição para arrumar a casa e ao mesmo tempo impaciente porque era a última semana para a Ana Clara nascer. Eu praticamente não durmi, fiquei com uma insônia, sem saber o que fazer até ter certeza de que tinha que ir para a maternidade. Não gosto de falar muito sobre o tempo que fiquei esperando, só que tive que fazer cesarea. Eu entrei no centro cirúrgico às 15h e entrei em pânico quando lembrei que tinha a anestesia, mas para minha surpresa nem dói tanto assim e rapidinho fiquei anestesiada, a sensação é muito estranha, parece que me enfiaram numa banheira de gelo, comecei a sentir tudo formigar, até finalmente não sentir mais nada! Eu fiquei com os dois braços amarrados e colocaram um lencol estendido na minha frente para que eu não visse o parto. Foi tudo muito rápido, Ana Clara nasceu às 15:24 e quando eu ouvi o chorinho nem acreditei, achei muito rápido! Quando colocaram ela com o rostinho colado com o meu, nem eu imaginava que ia chorar tanto, foi uma emoção tão grande, com certeza a maior e melhor da minha vida! Logo a levaram para a encubadora para ficar 3 horas para aquecer, segundo a pediatra que acompanhou o parto, um procedimento normal. Logo depois que a Ana Clara saiu, eu apaguei, quando acordei já estava em um tipo de corredor e nem eu mesma sabia que tinha apagado, achei que tinha acabado de sair da sala, mas estava apagada tinha examente umas 3 horas e só depois que eu acordei que me levaram para o quarto e minha pequena já estava no colo do Papai, Vovó e tios. Só depois que fiquei no quarto que eu percebi como estava cansada e com fraqueza, precisava durmir mais, só que as visitas iam até às 20h e depois que as visistas foram embora, esqueceram a Ana Clara comigo e só foram lembrar de levá-la para o berçário às 22h. Essa medida é necessária por causa da anestesia que só acabou o efeito no dia seguinte e eu também não tinha leite ainda, Ana Clara teve que mamar NAN até meu colostro sair.
Durante a madrugada as enfermeiras não queriam trabalhar e tinha várias bolsas de soro e glicose para colocar, não só a minha como a de outra mãe que dividia o quarto comigo, por isso elas avisaram que quando acabasse uma bolsa, era para apertar a campainha para elas trocarem, conclusão: nós duas tivemos que ficar cochilando e acordando para verificar. Nessa maternidade a única coisa que não gostei foram das enfermeiras, de resto foi tudo bem, tinha até nutricionista fazendo nosso cardápido, tendo a preocupação de saber nossas preferências. Ao todo eram 6 refeições por dia: Café da manhã (café, leite, pão, manteiga, biscoito maria, geléia e uma maçã, o lanche da manhã era um suco, o primeiro almoço foi uma sopa de legumes com carne, suco e um melão picado, de lanche da tarde foi bolo de laranja (divino) e uma vitamina, a janta foi arroz, feijão, frango e legumes e a ceia foi biscoito cream cracker e biscoito maria com suco. Durante os 3 dias que fiquei lá não tive o que reclamar quanto a alimentação!
No segundo dia a Ana Clara já ficou comigo direto e durmiu comigo, só saia de lá para tomar banho ou fazer algum exame. E a Ana Clara teve cólicas lá mesmo na maternidade e não durmiu a madrugada inteira, eu fiquei um caco e nem durmi na cama, quando ela durmiu eu fiquei com medo dela acordar e fui para o sofá e tirei um cochilo com ela no meu colo, de jeito que não caísse, é claro, mal durmi e a enfermeira veio levá-la para tomar banho e eu não podia acompanhar porque o para ir ao berçário tinha que subir uma rampa e não me deixaram ir com medo do esforço e de cair também.
Ao contrário do que muitas dizem, não senti taaaannnnta dor assim não, a cesarea não é esse monstro que pintam, é claro seria bem melhor se fosse normal, mas felizmente correu tudo bem!
No dia de ir embora fiquei pensando o tempo todo na nova rotina na qual estávamos entrando, ao mesmo tempo que me senti insegura, estava doida para ir logo para casa começar minha vida de mãe!
Na maternidade eu estava chateada com meu colostro que não descia direito, pedi para a pediatra me passar um remédio para estimular e ela disse que somente a Ana Clara poderia fazer o colostro descer e que eu tinha que forçar, só que eu forçava e muito, só que minha filha estava ficando roxa de fome, que mãe vai ficar esperando? Claro que eu ligava e pedia mamadeira. Graças à Deus em casa tudo se acertou e ela mamou no peito, mas isso já é assunto para outro post.
Sei que esse foi o dia mais importante da minha vida. Realmente é verdade quem diz que quando nasce uma criança, nasce também uma mãe. Eu já não sou o que era antes, era meio fria, hoje não posso ver nenhuma notícia de algum acidente com criança, maus tratos, que caio no choro.......
Ser mãe é algo tão sublime, nada pode estragar esse sentimento!
Aguardem o próximo post: a chegada em casa! bjos

Um comentário:

  1. nossa .. demorou mas apareceu a margarida !! quer dizer as margaridas.. lindo relato .. conta mais da sua jornada pq 2012 to me animando e nada melhor do que saber de mamãe de 1ª viagem como as coisas acontecem !

    ResponderExcluir

Pode comentar a vontade!